Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil são feitas 3,6 milhões de doações de sangue ao ano. Mas, o número ainda é baixo. São 19 doações para cada mil habitantes, sendo que o ideal seria 30 doações para cada mil habitantes. No Paraná as 22 unidades de coleta de sangue receberam cerca de 120 mil doações de sangue em 2013. Para tentar fidelizar as doações, em todo o país, os bancos de sangue promovem ações para conquistar novos doadores.
A proposta é de garantir que os estoques de sangue se mantenham em níveis seguros. Transplantes, cirurgias e, principalmente, acidentes de trânsito são alguns dos casos em que o paciente necessita de sangue. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. As pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses podem solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. O certificado dá direito a uma série de benefícios.
Foz do Iguaçu
De janeiro a novembro deste ano foram realizadas, 11.148 doações de sangue em Foz do Iguaçu. Para doar sangue o doador deve pesar acima de 50 kg; estar bem alimentado; ter dormido no mínimo seis horas e apresentar documento de identidade com foto. O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu atende de 2ª à 6ª, das 8h00 às 12h e das 13h às 18h e aos sábados das 7h30 às 12h.