Na sexta-feira, 22, policiais ambientais do Batalhão de Polícia Militar realizaram o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram nas cidades de Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná e Ampere. Os trabalhos fazem parte da Operação Gralha Azul, que ocorre em todo o Estado do Paraná e tem como objetivo principal combater a caça a animais silvestres no Parque Nacional do Iguaçu e no Parque Estadual do Rio Guariani.
Após o atendimento de todas as situações determinadas às equipes, o trabalho resultou em 7 pessoas presas, 28 armas de fogo apreendidas, sendo duas com silenciadores e lunetas (instrumentos estes de uso proibido, sendo considerado sua posse como Crime Inafiançável), mais de 600 munições de armas de fogo de diversos calibres apreendidos, 5 motosserras, 3 pássaros silvestres mantidos em cativeiros (pintassilgo, azulão e papagaio), aproximadamente 12 kg de carne caça, além da polícia ambiental ter desmantelado uma tornearia onde eram realizadas a construção de armadilhas de passagem, a qual é acionado quando algum animal passa por este instrumento, percutindo o tiro.
Os presos responderam por diversos crimes, como caça de animais silvestres, posse de arma de fogo ilegal, posse de motosserra sem licença ambiental, manter animais silvestres em cativeiro, entre outros. “A Polícia Ambiental cumpre seu papel na fiscalização e preservação do Meio Ambiente, combatendo os Crimes Ambientais, em todas as suas manifestações. A Comunidade é muito importante, com auxiliadora nas denúncias que chegam aos posots de policial ambbiental.
O Parque Nacional do Iguaçu e O Parque Estadual Rio Guarani são patrimônios que precisam ser preservados para todos os cidadãos.”, exemplifica o 1º Ten. Nilson Figueiredo Alves Junior, coordenador da Operação Gralha Azul na Costa Oeste e Sudoeste. Ressalta ainda o Oficial que já estão programadas várias Operações ainda este ano e início de 2014, visando o combate aos Crimes de Caça, em várias regiões do Oeste e Sudoeste do Paraná. As pessoas que quiserem colaborar com a Polícia Ambiental e a preservação do Meio Ambiente poderão realizar suas denúncias de forma anônima através do telefone 45.3527-2424.