Mônica Nasser
Nesta quinta-feira (21), o Zoológico Bosque Guarani de Foz do Iguaçu esta aberto para a visitação da onça-pintada macho (Tonhão), doada pelo Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, com o aval do Núcleo de Fauna do IBAMA.
O animal que tem idade de 18 anos foi transferido do Refúgio Biológico de Itaipu.O trabalho todo foi coordenado pelo coordenado pelo médico veterinário Zalmir Cubas, da Divisão de Áreas Protegidas da binacional. “O zoológico é um grande parceiro do Refúgio Biológico e, havendo necessidade, para cuidados clínicos ou manejo, estaremos sempre à disposição”, antecipou.
O recinto do animal tem 109 metros quadrados e conta com uma piscina para o felino. “Preparamos o espaço de forma didática para reproduzir o bioma em que vive a onça”, explicou o biólogo Sidnei de Oliveira, responsável pelo zoológico.
Para comemorar a chegada do Tonhão, uma exposição esta aberta na entrada do zoológico. Além de Tonhão, o zoológico mantém outros 285 animais, que vivem em uma área total de 4,5 hectares. Oliveira destacou que todos os animais pertencem à fauna regional. “Não temos animais exóticos”, afirmou Oliveira. ( Com Assessoria Itaipu)