O presidente paraguaio Horácio Cartes está chegando aos 100 primeiros dias de governo, com motivos para comemorar. Uma recente pesquisa do Instituto de Comunicação e Arte, mostrou que o colorado “surfa” em 80% de aprovação popular. A pesquisa mostrou que o gabinete ministerial, o conselho de ministros, conta com aprovação de 65%.
Cartes se empenhou desde o início de seu governo em conversar e estruturar alianças econômicas com outros países latinos e até mesmo no continente asiático. Sobre a volta do país ao Mercado Comum do Sul – Mercosul – ainda não existe uma posição definitiva do governo paraguaio, embora o assunto já tenha sido superado pelos demais membros do bloco.
No dia 30 de outubro, Horácio Cartes e Dilma Rousseff se encontraram na margem paraguaia de Itaipu, onde inauguraram a linha elétrica de 500 kv, capaz de levar energia com qualidade até a região metropolitana de Assunção, possibilitando a industrialização do país. Cartes também este em São Paulo, onde tentou convencer empresário à investirem no país.