O senador paraguaio Eduardo Petta informou durante um encontro sobre segurança, mais de mil motociclistas morreram em acidentes de trânsito no país, apenas nos últimos 11 meses. A reunião reuniu cerca de cem estudantes, professores e pais, no Salão de Belas Artes de Minga Guazú, na região da Grande Cidade do Leste.
O senador mostrou desde 2008 os números de mortes no trânsito com motos vem diminuindo, embora os registros ainda sejam alarmantes. “Se estima que já foram registrados 1.100 mortos, agora falta o restante de novembro e dezembro. A média é de 13 mortos por semana”, disse Petta.
Acredita-se ainda que o número possa aumentar durante o mês de dezembro, quando o número de acidentes aumenta no país, segundo estatísticas. O senador convocou aos participantes, em especial os jovens, a assumir o compromisso de promover a segurança para se protegerem.
“Desde que a moto apareceu foi solucionado o problema do transporte de pessoas, por ser um grande facilitador, mas igualmente trouxe tragédias que tem deixado lares de luto”, finalizou o parlamentar.
Uma pesquisa mostra que no Paraguai 80% dos acidentes de trânsito com feridos estão relacionados ao uso de bebida alcoólica. Outro dado aponta que a maior parte de acidentes de trânsito são com jovens entre 15 e 34 anos. Um dos agravantes é o uso de celular na direção, aumentando o risco de acidente.
Com informações, Diário Vanguardia e ABC Color