Por, Mônica Nasser
Os taxistas de Foz do Iguaçu estão fazendo um curso de reciclagem. O curso é uma parceria entre o Foztrans, o Sinditaxi e a Coopertaxi. De acordo com Vanderleia Caceres, coordenadora de Desenvolvimento profissional, mais de 400 trabalhadores devem renovar as licenças. “Quem vai começar a trabalhar com esta profissão deve fazer o curso de formação, quem já fez há mais de cinco anos, a partir de agora vai ter que começar a fazer a reciclagem”.
Hoje Foz do Iguaçu possui 76 pontos de taxis, com 376 veículos e 1270 motoristas cadastrados no Foztrans. Profissionais que tem o objetivo principal de transladar os visitantes por vários pontos turísticos. O taxi, aliás, é um dos meios de transporte mais utilizados pelos turistas no município. Para Valdumiro Garcia, presidente da Coopertaxi em Foz, o curso deve ocorrer em menos tempo. “Nós somos formadores de opinião e esta reciclagem é fundamental inclusive para o atendimento ao cliente”.
Segundo Vanderleia a atualização tem 20 horas e o curso completo conta com 80 horas.
“Com relação aos primeiros socorros, por exemplo, houveram mudanças e é preciso repassar para o motorista em termos de legislação. Outro ponto forte do curso é a direção defensiva, onde tratamos a questão do dirigir com segurança, o respeito aos pedestres e motociclistas”, lembrou a Coordenadora.
A atualização já foi realizada com quase 100 taxistas e esta semana o mesmo número de alunos é esperado, com turmas no período da manhã e no período da noite. O prazo de vistoria do Foztrans é até em março do ano quando deve ser entregue o comprovante da reciclagem.