Por, Mônica Nasser
De acordo com Luiz Gênova, inspetor chefe da PRF em Foz, no ano passado foram registrados 13 acidentes de trânsito no feriado de novembro, contra dez este ano.Em 2012 foram identificadas16 vítimas e agora apenas seis. Fazendo uma comparação houve um descréscimo de 23,1% no total de acidentes e 62,5% no total de deferidos.
Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal foram realizados no último feriado, 206 testes do bafômetro, com 13 autuações e uma prisão. “Ainda falta uma conscientização maior da população , muitos se recusam a colaborar e evitar digirir quando consomem bebida alcóolica”, lembrou Gênova.
Para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, hoje pela manhã, o Foztrans – Instituto de Transporte e Trânsito e parceiros como a Polícia Militar e a Guarda Municipal realizaram uma Blitz Educativa, na Avenida Paraná. A ação lembrou o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito comemorado no domingo, 17. Para o Diretor superintendente do Foztrans, Paulo Tremarin, a conscientização no trânsito deve abranjer toda a população. “Todos aqueles que circulam pelas ruas e avenidas das cidades estão sendo abordadas.O objetivo é prevenir acidentes, causados na sua maioria, pelo uso de alcool , excesso de velocidade e imprudência no trânsito”.
Na ocasião foram distribuidos folhetos da campanha com informações sobre a Lei Seca, e detalhes sobre alguns mitos sobre bebidas e comidas que podem “maquiar” o uso do álcool.Será realizado durante a semana, em alguns pontos da cidade, o plantio de árvores.
Tremarin lembrou os números, até o momento, de acidentes com vítima e sem vítima , em Foz do Iguaçu. “Os dados do Foztrans mostram até agora, 2556 acidentes, destes, 928 com vítimas e 1603 sem vítimas, ou seja, pequenos acidentes.Óbitos foram 26”.
As Ações de conscientização são voltadas para motoristas, motociclistas e pedestres aconteceram durante toda a semana em várias cidades do País. O Dia Mundial em Memórias as Vítimas de Trânsito foi instituido em 2005, na Assembléia Geral das Nações Unidas.