Neste mês de novembro têm início os períodos de matrículas e rematrículas para o ano letivo 2014 nas escolas e colégios estaduais do Paraná. A primeira fase é a da rematrícula que de 25 a 29 de novembro. Esta etapa é dedicada para que os pais ou responsáveis pelos alunos que já frequentam a rede estadual confirmem se os estudantes vão permanecer na mesma escola ou se desejam a transferência.
Segundo a diretora de Informações e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Vanda Dolci Garcia, o prosseguimento dos estudos na rede pública paranaense é feito de forma automática. As direções das escolas repassam para os alunos uma ficha de matrícula que tem a finalidade de confirmar a permanência do estudante na mesma unidade.
A segunda fase, de 2 a 6 de dezembro, atende aos alunos da rede municipal, que completaram o quinto ano e vão ingressar na rede estadual, no sexto ano, além de alunos do nono ano que vão entrar na primeira série do ensino médio. O mesmo caso vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.
A última etapa, de 9 a 13 de dezembro, atende a alunos que estão fora da escola e pretendem voltar a estudar, além de alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede pública ou alunos vindos de outros municípios ou estados. Em todos esses casos é preciso comparecer a uma escola estadual no período estipulado para solicitar a matrícula.