Por Daryanne Cintra
O programa Municipal de Arborização tem levantado discussão em meio à comunidade iguaçuense. A Secretaria Municipal de Agricultura anunciou que 21 árvores da Avenida Brasil serão retiradas e substituídas por outras. Conforme explicou o secretário João Matkievicz, a intenção não é preocupar a população com as mudanças. “Apesar de algumas polêmicas quanto a retiradas dessas árvores, é importante frisar que estamos pensando nas questões técnicas de meio ambiente, ou seja, não é corte de árvore que estamos tratando, e sim a substituição delas”, explicou.
As árvores que serão plantadas terão cerca de dois metros de altura, e serão da mesma espécie das que já existem, para não modificar o aspecto visual. Ainda de acordo com o secretário, a mudança é para deixar a Avenida Brasil em melhores condições de trajeto para pedestres. “Já tivemos uma reunião com os comerciantes da Avenida, e o pedido veio deles. O fluxo de pessoas é grande, e muitos sobem e descem a Brasil conversando, andando. Como algumas árvores cresceram com a raiz para fora, as calçadas ficaram destruídas. E, o que relatam os lojistas é que muitas pessoas tropeçam e caem”, disse.
As substituições vão ser de forma gradativa. Uma equipe será formada para trabalhar no programa, e as ações vão acontecer durante a semana, de segunda à sexta-feira, em horários adequados. “Independente do calor e das condições climáticas, o trabalho será mantido. E mesmo que não chova, teremos a disposição água para regar essas árvores”, completou o secretário. A previsão é para que as mudanças comecem a partir de fevereiro de 2014.