Por Daryanne Cintra
Uma forma lúdica e de interagir com a população, essa é a proposta do Centro de Controle de Zoonoses em Foz do Iguaçu. A equipe de agentes que lidera o combate à Dengue na cidade criou maquetes educativas que demonstram as ações corretas e incorretas na hora de prevenir a proliferação do mosquito.
Conforme disse o educar em saúde do CCZ, Thiago Cavalcante, as maquetes têm como finalidade ajudar na conscientização das pessoas. “O projeto começou a ser construído em 2006, e agora nossa equipe reformou as maquetes adaptando as novas propostas das atividades que o Centro realiza”. Disse.
Foram montadas duas maquetes que representam as residências, sendo que uma está com as condições corretas e a outra apresentando os principais erros. Além disso, há mais duas que mostram as condições corretas de um terreno baldio, e o que acaba sendo errado quando o terreno se torna depósito para lixo. A equipe construiu, ainda, uma maquete menor quye mostra os principais animais que podem trazer algum risco para a saúde, além também de apresentar através desta maquete as ações desenvolvidas pelo CCZ.
As maquetes vão ficar permanentemente no CCZ, e conforme as atividades em escolas, eventos e oficinas forem acontecendo, o material será levado para a explicação prática. Os primeiros a conhecerem as novas maquetes foram as crianças da Lagoa Dourada, no inicio deste mês. De acordo com Thiago uma série de atividades já está agendada para esse ano, e começo do ano que vem.