Por Daryanne Cintra
Começou no último domingo (10), a coleta da água realizada pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná, de Toledo. O objetivo com a ação é validar a qualidade da água para banho das prainhas dos municípios lindeiros, que são formadas pelo Lago de Itaipu. Conforme explicou a coordenadora responsável dos laboratórios da IAP, Marilda Tavares, um boletim final irá avaliar as condições de cada prainha.
“Serão necessárias à realização de coletas consecutivas durante cinco semanas, em cada prainha, para que se então consiga a classificação da qualidade das águas. Com isso, a previsão é que na segunda semana de dezembro, o boletim avaliativo seja divulgado”, disse.
Caso alguma prainha não atenda a legislação, e sejam encontradas bactérias na água, ela será notificada e receberá uma placa determinando que o local esta impróprio para o banho. A partir do momento em que, isso acontecer cabe à prefeitura do município aderir às mudanças pedidas pela IAP e se adequar as condições básicas da qualidade da água. “Depois dos ajustes, a equipe retorna ao local, realiza nova coleta e só então a prainha será certificada como apropriada para o uso”, explicou Marta.
Em Foz do Iguaçu a prainha de Três Lagoas reabre na próxima sexta-feira (15). Embora a reabertura seja antes do boletim final dado pela IAP, a coordenadora explica que, os locais podem sim funcionar normalmente. “Não há problema as prainhas abrirem, porém não haverá a garantia da qualidade da água. De qualquer forma, se caso algo for constatado, o município terá um prazo para regularizar a situação, a fim de não prejudicar os usuários do local”, completou.