Por Gerson Kaiser
O São José Futebol Clube, de São José dos Campos – SP conquistou nesta quinta-feira (7) o título da 5ª Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, que foi disputada em Foz do Iguaçu. A taça veio após uma vitória por 3×1 sobre o Formas Intimas da Colômbia. Com o feito, a equipe joseense conquista a América pela segunda vez. O São José já havia conquistado o titulo no ano de 2011, quando sediou a competição.
O jogo começou truncado, com as duas equipes se estudando, mas foi o São José quem tomou as primeiras atitudes. Logo aos 8 minutos, Giovânia foi derrubada na área e o pênalti foi marcado. A própria Giovânia foi para a cobrança e desperdiçou, chutou fraco nas mãos da goleira Sandra. Logo em seguida, aos 10 minutos a equipe brasileira foi punida pelo erro com um gol de Diana que aproveitou uma falha da defesa e abriu o marcador para o Formas Intimas. O São José não de abateu com o placar desfavorável e partiu para o ataque. Aos 11 minutos, após cruzamento da esquerda Priscilinha empatou o jogo. Mal comemorava o gol de empate, Danielle em uma boa cobrança de falta virou para o São José, isso um minuto e meio após o empate, fim de primeira etapa São José 2×1 Formas Intimas.
Na segunda etapa, a equipe brasileira voltou buscando ampliar a vantagem e conseguiu. Logo aos 3 minutos, a zagueira Gislaine balançou as redes colombianas, após um bate-rebate resultado de uma bola cruzada na área. Com a boa vantagem no placar, o São José passou a administrar a vantagem até o final e confirmar o seu segundo titulo da Libertadores vencendo por 3×1.
Com a conquista da competição continental, o São José vai disputar o título Mundial de Clubes contra o Wolfburg da Alemanha, que é o atual campeão da Liga dos Campeões da Europa.