Uma pequena hidrelétrica particular está sendo construída na colônia de Santo Domingo, no distrito de Santo Domingo, no sul do Departamento de Alto Paraná. A mini Itaipu, como está sendo chamada na região, preocupa os moradores vizinhos que temem a falta de água e danos ambientais, sendo que a usina está à 200 metros de várias nascentes de rios.
A represa é feita à base de terra compacta, com comportas, está sendo construída em uma área de cem hectares e dez metros de altura, que, segundo o prefeito local, possui licença ambiental e não oferece perigo. Quanto construída, um lago será formado na área.
Uma outra represa já havia sido construída, mas após fortes chuvas desmoronou, causando a cheia de um arroio. Como a estrutura da nova usina também é de terra, os vizinhos temem que uma enchente ainda maior aconteça.
Segundo o prefeito Ildefondo Santander, a obra não pode ser proibida. “Recebemos a denuncia verbal, notificamos a empresa construtora, que apresentou toda a documentação”, disse. O arquiteto Hugo Miranda, chefe municipal de Obras Particulares, disse que a estrutura é muito segura e que foi construída com base nas recomendações de um especialista em represas.