Por, Dante Quadra
A equipe da empresa Urbeter, do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi, já está em Cidade do Leste, no Paraguai, onde ficará por dois dias estudando a região. Nesta quinta-feira, o grupo percorre os municípios da região metropolitana. A comitiva é composta pelos engenheiros Gustavo Taniguchi, a especialista em zoneamento urbano Lianda Valicelli, Eloy Kochanñ, especialista em sistemas viários.
A presidente da Associação Plano de Desenvolvimento del Este, Natalia Ramirez Chan, informou que durante esse tempo os arquitetos percorrerão as três cidades limites com Cidade do Leste, Hernandárias, Presidente Franco e Minga Guazú. Desta maneira, os especialistas poderão observar a situação, deficiências, crescimento da cidade. “Verão qual será a melhor opção para a cidade”, disse a Chan sobre a zona comercial da cidade.
O urbanistas Kochanñ, percorrerá a cidade com empresários para observar os problemas de congestionamento. “Oferecerá propostas para melhorar o trânsito nas regiões de maior problema, para que volte a fluir a circulação de veículos”, disse a presidente informando ainda, que o plano de desenvolvimento urbanístico conta com três fases, o uso do solo, zoneamento, e sistema viário.
O solo e zoneamento será uma análise do crescimento da cidade, levando em consideração setores que não poderão ficar sem uso e ainda parques verdes, mantendo o meio ambiente. Será feito ainda um levantamento de todas as ruas. “Verão se funcionam bem, se pode transitar ou bem colocadas par a circulação de caminhões, ônibus e carros”, disse
Projeto
O Plano de Desenvolvimento foi apresentado em 11 de outubro, com a presença de autoridades políticas e empresarias, tendo como principal autor o urbanista brasileiro Cássio Taniguchi. A elaboração do projeto tem custo de 490 milhões de dólares, impulsionado pela prefeitura de Cidade do Leste e empresários locais.
Taniguchi informou que o projeto está baseado na criação e conscientização de um desenvolvimento sustentável, com equilíbrio sobre fatores sociais, econômicos e do meio ambiente.
Informações: Diário Vanguardia