A prefeitura pretende revitalizar a pista de caminhada na Avenida Paraná, que deverá ganhar novo paisagismo, iluminação, monitoramento de segurança, 03 quiosques com mesas e cadeiras, reformas de bancos e banheiros, um parquinho totalmente novo e até um espaço com piso emborrachado. Na terça-feira (5) o prefeito Reni Pereira, juntamente com o secretário de esportes e a primeira dama, vistoriaram o local.
A pista de Cooper e de caminhada também irão ganhar uma proposta diferente: num espaço de aproximadamente 200 metros serão testados um tipo de piso emborrachado que amortece o impacto, não esquenta e não empossa água. O produto de alta tecnologia importado da Alemanha e Suíça tem garantia de 15 anos.
A oferta para a demonstração do novo produto partiu de uma empresa que está se instalando no Parque Industrial de Foz do Iguaçu e quer testar a aceitação dos moradores da cidade. O material com base reciclável de borracha de pneu, tem a parte superior importada da Alemanha e da Suíça já é bastante conhecido nas quadras das principais competições do mundo, mas pela primeira vez será testado em um espaço público no Brasil.
A Primeira Dama Claudia Pereira aprovou a idéia. “O Prefeito está certo em investir e valorizar espaços públicos como este que a população elegeu para fazer suas atividades físicas. Esta ação vem em boa hora para incentivar as pessoas a se cuidarem e principalmente oferecer brinquedos mais seguros para as crianças“, disse Claudia.
A observação da Secretária confirma o que o representante do material quer demonstrar. O piso emborrachado ameniza as quedas das crianças nos brinquedos sem risco de gravidade.
“O Secretário de Esportes Anderson Andrade também referenda a ideia de mais segurança e conforto para o local. “É o único espaço que o público de Foz tem para prática esportiva na nossa cidade e a gente tem que oferecer uma qualidade melhor, a população merece.
O Secretário de Esportes diz ainda que o local também terá uma cilovia, uma academia de musculação de inox e até sinal de WiFi para que os moradores possam acessar a internet enquanto desfrutam do lugar.
As obras para a reforma serão licitadas no ano que vem, mas a demonstração do novo piso deve acontecer até o mês de dezembro.
Segundo o Prefeito Reni Pereira o pavimento sintético emborrachado será testado e aprovado pela própria comunidade que utiliza o local. “Apesar de ter certeza que melhora a qualidade do exercício e dá mais segurança às crianças, além de esteticamente mais bonito, nós optamos por fazer uma demonstração, sem custo para o município, para ouvir a opinião da população. Trinta dias após a instalação desse piso emborrachado vamos fazer uma pesquisa, e se aprovado vamos licitar o serviço”, garantiu Reni.
AMN