As ruas centrais de Cidade do Leste já estão cheias de artigos natalinos, para todos os gostos e bolsos. Há algumas semanas os comércios encheram de luzes coloridas e adornos extravagantes. Tanto lojas como camelôs, estão vendendo os enfeites a preços populares. Segundo os trabalhadores das ruas, essa é a última oportunidade de conseguir algum lucro antes do final do ano.
A expectativa dos vendedores é que a partir deste mês, os brasileiros comecem a chegar à fronteira para as compras de natal e que as vendas sejam antecipadas. O Passeio San Blas é o ponto mais enfeitado com adornos e luzinhas, com preços acessíveis e que podem ser testados.
São enfeites de mesa, toalhas, velas, arvores guirlandas e diversos produtos que variam de preço conforme a qualidade. O presidente da Associação de Trabalhadores Independentes, Javier Miranda, disse que até o momento a situação não é boa.
“Existe um desespero, as pessoas estão tirando as mercadorias do ano passado, mas os intensos controles no Brasil fazem com que os turistas não comprem quase nada. Os dias de maior possibilidade de movimento são entre 15 de novembro e 15 de dezembro”, disse.