O Zoológico Bosque Guarani vai alojar uma onça macho pintada, cedida pelo Refugio Biológico da Itaipu Binacional. Através da Secretaria do Meio Ambiente juntamente com a Diretoria do Zoológico, foi possível reformar o local para receber a onça e adequar aos visitantes. O zoológico aguarda, apenas, a liberação do IBAMA para a chegada do felino. Segundo o Diretor de Licenças Ambientais e Projetos, Carlos Milioli, a liberação chega provavelmente a partir da próxima semana. Ele ressalta, ainda, que o local está em ótimas condições para receber moradores e turistas, “quem visitar o zoológico vai se surpreender com nossa adequação”, disse o diretor. Ele realça que o lugar é um ponto turístico importante para o município e até 2014 deve estar 100% renovado. “Esta sempre foi uma das maiores preocupações do prefeito Reni Pereira, em recuperar o ponto turístico, os animais e a visitação”, finalizou.
A onça pintada é animal símbolo do zoológico, eleita pelos alunos de escolas municipais. Por isso a preocupação e dedicação pra trazê-la ao zoológico.
Reforma
Para obter um zoológico mais sustentáveis, a reforma consistiu no reaproveitamento de matérias primas já existentes no local. Para isso, os procedimentos foram variados, dentre eles, a colocação de troncos de canjerana e cedro, de árvores que compõem o remanescente de Floresta Estacional Semidecidual onde se localiza o zoológico e um paisagismo refeito com plantas ornamentais e confecção de bancos e passarelas com o reaproveitamento de troncos de árvores.
Também foi reforçada a parte metálica do cambiamento, readequação da parte elétrica, reparos no piso e tanques de banho. O local vai abrigar também uma exposição no Salão de Artes de um artista plástico, que retratou um painel temático sobre a Mata Atlântica e o contexto de progresso que diminuiu o habitat dos animais causando desequilíbrio e extinção, como no caso da onça pintada.
Com assessoria / foto