Quem passou esta manhã por uma das entradas, ou saídas, de Foz do Iguaçu nesta segunda-feira (4), pode perceber a movimentação militar. Cerca de 100 homens do Exército Brasileiro fiscalizam as aduanas da Ponte Internacional da Amizade, com o Paraguai, da Ponte Internacional Tancredo Neves, com a Argentina e a BR 277, no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, na divisa com Santa Terezinha de Itaipu.
A ação militar faz parte de mais uma edição da Operação Fronteira Sul e conta com a participação conjunta da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Força Nacional, Polícia Civil e Receita Federal.
Além dos pontos de maior circulação de pessoa na fronteira, homens trabalharão em pontos móveis em áreas rurais, rios Iguaçu e Paraná, além do Lago de Itaipu. A operação começou no final de semana e não tem data para terminar.
A operação é vista com maus olhos pelos comerciantes da tríplice fronteira, que percebem a diminuição do movimento em restaurantes, hotéis e comércios, principalmente Vila Portes, em Foz do Iguaçu e lojas do centro de Cidade do Leste, no lado paraguaio.