Médicos estrangeiros começam a atender em unidades básicas de Saúde

Primeiros profissionais do Mais Médicos que chegaram em Foz do Iguaçu., em 2013.

Após passar por avaliação e por um período de ambientação nos estados onde vão trabalhar, 2,1 mil profissionais com diploma estrangeiro do Programa Mais Médicos iniciam hoje (4) o atendimento em unidades básicas de Saúde. Esse grupo foi avaliado durante três semanas por professores de universidades federais e teve testados os conhecimentos em língua portuguesa e nos protocolos de atenção básica do Sistema Único de Saúde. Os profissionais que começam a atuar hoje se juntam aos 1,5 mil médicos da primeira etapa do programa que estão trabalhando em regiões carentes, segundo balanço do Ministério da Saúde.

Esses profissionais da segunda etapa do Mais Médicos tiveram os registros emitidos pelo Ministério da Saúde, conforme previsto em medida provisória aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Inicialmente, essa atribuição era do Conselho Federal de Medicina mas, após polêmica e demora na concessão dos registros, a atribuição foi transferida do órgão de classe, que ficará com a função de fiscalizar o trabalho dos estrangeiros.

“A concessão do registro único pelo Ministério da Saúde evitou a polêmica da concessão e tem permitido que os profissionais, assim que concluem o curso e estejam aptos, possam começar a atender a população brasileira de modo que não tenhamos problemas de continuidade no Mais Médicos”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Sales, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da EBC Serviços, na última sexta-feira (1°).

Em Foz do Iguaçu 13 médicos começam a trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Os profissionais chegaram à cidade na última semana e receberam todas as informações sobre os procedimentos de atendimento no município pelo Sistema Único de Saúde. Esses profissionais atenderão nos postos:

-CAIC Porto Meira – Alain Marcel de Amas Domingues

-Profilurb I – Gabriel Eduardo Espinosa

-Profilurb II – Pradeep Kumar Thakur

-3 Lagoas – Carla Valeria Ferreira Lima

-Lagoa Dourada – Carlos Eduardo da Conceição Santo

-São João – Rodrigo Bermudez Amezquita

-Lagoa Dourada – Carlos Eduardo da Conceição Santo

-Vila Adriana – Kelly Marissa Zea Jará

-Parque Presidente – Gladys Maria Roque Rodriguez

-Campos do Iguaçu – Ivan Garcia Rivera

-Portal da Foz – Ivan Puente La LLave

-Porto Belo – Irmã Font Castaneda

-Cidade Nova – Ivelin Martinez Piño

Com Agência Brasil

Sair da versão mobile