Por, Dante Quadra
O uso de cartão de crédito para fazer compras no centro comercial de Cidade do Leste, no Paraguai, tem causado problemas a turistas brasileiros que escolhem essa forma de pagamento no momento de efetuar a compra. As principais reclamações são de compras superfaturadas, que são constatadas apenas na hora da chegada da fatura.
Desde janeiro deste ano, a polícia paraguaia recebeu 583 denúncias de fraudes, principalmente contra compristas que procuram a cidade em busca de eletrônicos. A maioria dos casos foram registrados durante os meses de fevereiro e setembro, quando as vítimas exigiram indenização ou devolução do dinheiro pago a mais pela mercadoria.
A segunda reclamação é por mercadorias falsificadas, vendidos com preços de originais. Esses produtos que custariam R$ 200 chegam a ser vendidos por R$ 2 mil, segundo informou o Ministério Público do país vizinho.
As fraudes no cartão de crédito acontecem normalmente na hora do pagamento, quando o vendedor coloca o preço superfaturado em guaranies, confundindo o turista estrangeiro. As autoridades recomendam o uso de cartões apenas em lojas conhecidas da cidade paraguaia.
Com informações do Diario CDE