Por Daryanne Cintra
A situação dos alunos que, utilizam o transporte da Associação Cristã de Deficientes – ACDD em Foz continua complicada. Embora este ano, os ônibus que atendem as necessidades dos estudantes, passaram por adaptações, nenhum recebeu a instalação de ar condicionado.
Conforme explicou a diretora da escola, Valéria Pereira, isso aconteceu porque, no momento da licitação não foi especificado a necessidade do ar. “O ar não foi solicitado pela antiga administração, e mesmo com a campanha que fizemos com a ajuda dos pais, pedindo por uma solução quanto ao problema, não foi possível. Foi alegado que, como o pedido não estava no papel, de imediato não poderia ser possível atender a nossa solicitação, justamente devido ao orçamento que já teria sido feito”, explicou.
Em busca de solucionar o problema, a diretora Valéria já entregou um novo ofício à Secretaria Municipal de Educação, apontando que os ônibus precisam urgentemente de ar condicionado. “Nosso problema é sério, porque muitas crianças têm baixa imunidade, e algumas com problemas de convulsão, e com esse calor chegam a passar mal dentro do ônibus. Quando entreguei o ofício, fui informada de que, no início do próximo ano, uma nova licitação será aberta, e que com isso poderemos resolver a situação”, disse.
A ACDD em Foz atende alunos com deficiência física, neuromotora associada a múltiplas deficiências. Crianças que só tem uma deficiência física e não tem o intelectual comprometido deve ser matriculadas no ensino regular.