Já estão em São Miguel do Iguaçu as cinco novas profissionais do programa Mais Médicos do governo federal. Três argentinas e duas cubanas chegaram à cidade ontem (30) pela manhã e foram recebidas pelo prefeito Claudio Dutra, a secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borba e pelo presidente do legislativo, Edson Ferreira, na sala de reuniões da prefeitura.
Kátia Serra Rodrigues, Kênia Ane Castillo e Ione Valentin da Silva são clínicas gerais. Já as argentinas Sílvia Montoya e Cristina Spachuk são cardiologista e pediatra, respectivamente.
Até o fim desta semana elas ficarão em São Miguel para saber como funciona a política de saúde pública da cidade e buscar moradias para se estabelecer. “Elas vêm a princípio para conhecer nosso município e os locais onde irão atuar. Toda a documentação perante o Ministério da Saúde já está em dia e agora aguardamos a liberação do Conselho Regional de Medicina do Paraná para que elas iniciem seus trabalhos,” explica a secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borba.
Com a chegada das novas profissionais, São Miguel do Iguaçu passa a contar com 31 médicos à disposição da população, abrangendo especialidades e clínicos gerais. “Nós queremos que não faltem mais consultas médicas nas UBS’s (Unidades Báscias de Saúde), porque a procura é muito grande e agora estaremos suprindo a necessidade da nossa população, que aguarda com bastante expectativa,” comenta Elisabete.
Conforme a secretária, das novas médicas, duas irão atuar na Unidade Básica de Saúde Central. As outras vão trabalhar nos bairros Santa Catarina, Panorama e, provavelmente, na comunidade de Aurora do Iguaçu o dia todo.
Novidades
Quando as inscrições do programa ‘Mais Médicos’ foram abertas, 13 profissionais se inscreveram para trabalhar em São Miguel do Iguaçu. Na primeira etapa, a cidade foi contemplada com cinco médicos. Já na segunda fase, mais dois se interessaram em atuar na cidade, totalizando sete profissionais do ‘Mais Médicos’ nas áreas de ginecologia, pediatria, cardiologia e clínica geral.
Segundo a secretária de saúde, ainda há possibilidade de São Miguel ganhar mais seis profissionais da saúde, basta que os médicos se interessem em trabalhar na cidade.
Para o prefeito, a conquista é do povo. Ele se mostra alegre com os sete novos médicos que atendem os são-miguelenses. “É motivo de comemoração para a nossa população, pois quando assumimos da administração tínhamos pouquíssimos profissionais e uma estrutura precária. Queremos fazer o novo Pronto Atendimento 24 Horas para que o povo possa ser atendido em um local mais apropriado. Eu levanto todos os dias pensando na população e em melhora a saúde para o nosso município”, garante Dutra.
Mais Médicos
O programa foi lançado pela presidente Dilma Rousseff , no dia 8 de julho, com o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica. Já os custos com moradia, alimentação e deslocamento ficam por conta dos próprios municípios.
Assessoria