Por Dante Quadra
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou às 16h30 no Aeroporto Internacional das Cataratas, onde foi recebido por membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz do Iguaçu e região, como o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Miguel Samek, o assessor do diretor-geral de Itaipu, Joel de Lima, a vereadora Anice Nagib Gazzaoui, entre outros correligionários. Informalmente, Lula conversou com a equipe da Rádio Cultura sobre a entrevista concedida à emissora pela presidente Dilma Rousseff, na última quarta-feira (31). O principal interesse do ex-presidente, foi a declaração de Dilma quanto a antecipação do curso de medicina na Unila.
Lula veio à Foz do Iguaçu para o encerramento nesta sexta-feira (1), do 2° Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, que acontece desde a última terça-feira no Hotel Mabul, com a presença de autoridades de mais de 60 países dos cinco continentes.
O ex-presidente é o convidado de honra da plenária de encerramento do fórum, às 11h, no auditório Brasil. Antes disso, por volta das 10h30, o ex-presidente tem um encontro informal com dirigentes das instituições organizadoras do evento: Itaipu, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-Paraná).
Lula volta a São Paulo às 16h de sexta-feira.