A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu apresentou no início da tarde desta quarta-feira (30), na sede da Vigilância Sanitária, na Vila Yolanda, os 13 profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que atenderão nas unidades de Atenção Básica do município. Entre os médicos estão seis cubanos, dois brasileiros formados em Cuba, dois argentinos, sendo um de Pueto Iguazú, um espanhol, um indiano, e uma peruana.
Os médicos chegaram ao Brasil há 3 meses e receberam um treinamento de saúde, onde foram informados dos procedimentos e principais problemas da saúde do país, além de um curso intensivo de português. Durante apresentação em Foz do Iguaçu, os médicos estrangeiros falaram em português e mostraram terem aprendido o idioma.
Antes de começarem os trabalhos nos postos de saúde, eles passarão nos próximos três dias por um treinamento para se interarem das doenças típicas da região e protocolos de atendimento adotados na rede municipal de saúde. Eles ainda deverão apresentar a documentação pessoal para a efetivação na rede pública.
Segundo a secretária de Saúde, Letice Lima, o município havia pedido 21 médicos, que agora fica a cargo do Ministério da Saúde mandar um número maior. “A gente continua com o credenciamento dos médicos em aberto, todo profissional médico que queira prestar serviço pode procurar a Secretaria de Saúde ou a prefeitura, para prestar atendimento tanto para as Unidades Básicas, quanto para a Urgência e Emergência”, disse a secretária.
Letice ressaltou que os profissionais do Mais Médico são restritos para a Atenção Básica de Saúde e outras demandas, como pediatras, cirurgião pediatra e otorrinolaringologia, continuam com o credenciamento aberto.
Paraná
No último sábado (26), 43 médicos desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pela, na região metropolitana de Curitiba, onde foram recebidos pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Foram dois voos da Força Aérea Brasileira, vindo de Brasília, o primeiro com 19 e o segundo com 24 médicos inscritos no programa federal. Junto com Curitiba, Foz do Iguaçu é a cidade que mais recebeu profissionais do Mais Médicos, no Estado, nesta segunda etapa do programa.
Veja a lista de cidades beneficiadas no Estado
Araucária – 2
Cambé – 3
Campo Largo – 1
Colombo – 5
Curitiba – 13
Fazenda Rio Grande – 3
Foz – 13
Guaíra – 2
Guarapuava – 7
Jataizinho – 2
Lapa – 2
Londrina – 7
Mal. Cândido Rondon – 2
Piraquara – 4
Santa Helena – 2
São Miguel do Iguaçu – 5
Sarandi – 2
Tunas do Paraná – 1