Por Daryanne Cintra
A mais antiga igreja da cidade, a Paróquia São João Batista (Matriz), está passando por novas reformas, internas e externas. Desde o início do mês de outubro, uma equipe de engenheiros, arquitetos e o conselho da paróquia, discutem as manutenções necessárias para o novo projeto da igreja. As obras começaram externas, com a pintura das grades e calçadas. Mas, a maior mudança será no ambiente interno da Matriz.
Conforme explicou o Pe. Vincente, responsável pela paróquia, o objetivo com a reforma é criar um espaço mais agradável e aconchegante para receber os fieis. “Existem pessoas que frequentam a igreja há mais de 40 anos, e sentimos a necessidade de melhorar o local. A estrutura permanece a mesma, nós queremos trocar os azulejos, forros, e melhorar as condições dos bancos. Queremos trazer a história original da igreja, porém em contrapartida com materiais mais modernos, que possam viabilizar um local aconchegante para receber os fieis”, explicou.
Todo o dinheiro para as obras estão vindo de promoções, festas, e eventos promovidos pela própria Paróquia. “A igreja é a casa da comunidade, então o dinheiro vem dela. Além dos eventos, temos ainda o carnê de contribuição e a caixa de coleta para a reforma, que fica disponível na igreja”, disse.
A conclusão da obra já tem data prevista. A intenção é que, na última semana de maio de 2014, a Matriz esteja pronta para receber as comemorações de 90 anos da igreja na cidade. “Faremos uma reinauguração do local, para mostrarmos tudo àquilo que foi feito”. Além disso, Pe. Vicente adianta que, haverá também uma participação especial da Paróquia na comemoração do centenário da cidade.
Enquanto segue as reformas, as Missas estão acontecendo normalmente, no barracão ao lado da Paróquia. A Missa de domingo, é transmitida pela Rádio Cultura, das 08h às 09h10.