A Equipe Orions Nova União marcou presença em um grande evento realizado neste mês de outubro. Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), 14 lutadores de Foz do Iguaçu participaram do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), conquistando nove medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze. Os iguaçuenses foram comandados pelo técnico Marcos Broa, experiente professor que pratica a arte marcial há 25 anos. Um dos destaques da delegação iguaçuense foi o lutador Cleiton Maluquinho, que superou a deficiência visual e seus adversários para ganhar uma medalha de ouro em sua categoria.
Na relação das medalhas estão as quatro de ouro conquistadas por Pablo Anastácio (superpesado, faixa preta), Mateus Pereira (peso-pena juvenil, faixa branca), Juan Gimenez (peso-pena infantil) e Cleiton Maluquinho (pesado, faixa branca). As medalhas de prata vieram com Ávilla Guilhermino (peso-pluma, faixa azul), Paulo Souza (peso-pena juvenil, faixa branca) e Giovani Souza (peso-pena infanto-juvenil, faixa branca). As de bronze foram conquistadas por Raul Leodoro (peso-pesado infanto-juvenil, faixa branca) e Caio Santos (peso-pesado infanto-juvenil, faixa branca).
“Não é fácil trazer medalhas em um evento desse porte, mas conseguimos e estamos ajudando a escrever o nome de Foz do Iguaçu em um esporte de luta. Aproveitamos para agradecer ao secretário Anderson de Andrade, que deu o apoio necessário para a viagem de 20 pessoas, entre lutadores e comissão técnica. Desenvolvemos um projeto social com a SMEL, com cerca de 100 crianças de 5 a 17 anos, onde já estamos colhendo frutos, e queremos dar sequência ao nosso trabalho”, afirmou Broa.
Até o fim desta temporada, outros eventos contarão com a presença de representantes da Equipe Orions Nova União. Ávilla Guilhermino participará do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, a ser realizado no Complexo Esportivo Rozendo Vasconcelos Lima, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis (SC), nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Os iguaçuenses também se organizam para participar da Copa da Amizade, em Umuarama, no dia 24 de novembro.
Por AMN