Por Daryanne Cintra
Planejar o desenvolvimento econômico e sustentável de um território requer uma discussão de propostas e ideias, dos mais distintos posicionamentos e experiências. Com essa proposta a cidade de Foz do Iguaçu recebe o 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. O evento acontece no Hotel Mabu Resort, com início hoje (29) seguindo até o dia 1º de novembro.
Uma plataforma de debates e apresentações está sendo formada por diversos palestrantes de cunho nacional e internacional, sobre o tema. Ao todo 60 países estão sendo representados no encontro, que conta atualmente com mais de três mil inscritos.
Conforme explicou o coordenador do Sistema de Gestão e Sustentabilidade da Itaipu Binacional, Erlon de Almeida, diversos temas serão abordados durante o evento. “Além dos assuntos voltados para a sustentabilidade que, contribuem diretamente para o desenvolvimento de um território, vamos falar sobre saúde, educação, transporte, apoio à comunidade, e tudo àquilo que constrói o crescimento de um local”, explicou.
Para a quinta-feira, (31) uma oficina organizada pela Plataforma Itaipu de Energias Renováveis está prevista no evento. A ação irá reunir seis painelistas com experiências, que vão apresentar planos, já feitos em diversas regiões do mundo. A intenção com isso é futuramente aplicar os bons exemplos em outros territórios, contribuindo assim para o desenvolvimento de um determinado local.
Como forma de auxiliar a colocação das ideias em prática, diante do cenário atual de desenvolvimento, o SEBRAE nacional também participa do evento. Em entrevista, o diretor André Spindola disse que, grandes ações de desenvolvimento estão sendo estudadas pelo SEBRAE. “Participar deste evento é, uma forma de validar todo o planejamento que estamos trabalhando, para o ano de 2014. É necessário mantermos uma cadeia de crescimento contínuo, e o Fórum vem justamente para isso”, avaliou Spindola.
Embora a largada do evento já tenha acontecido, os interessados em participar ainda podem se inscrever no Fórum. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site http://www.foromundialdel.org. O evento é uma parceria da Itaipu Binacional, SEBRAE – Serviço Brasileiro de apoio à micro e pequenas empresas, FAMSI – Fundo Andaluz de Municípios para solidariedade Internacional, UCLG – Cidades e governos locais unidos, FOGAR – Fórum dos governos regionais e das associações mundiais, PTI – Parque Tecnológico de Itaipu, PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.