Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (24) aponta o Paraná como o segundo estado do Brasil com maior índice de domicílios que possuem automóveis ou motocicletas. 68% das residências contam com pelo menos um veículo.
Na primeira colocação do ranking está Santa Catarina, com dois pontos percentuais a mais que o Paraná, 70%. Alagoas ficou em último lugar, 32%. Segundo o Ipea, a tendência é que este número aumente nos próximos anos, já que cada vez mais os domicílios de baixa renda terão acesso a veículo com as políticas de incentivo à compra.
Nas considerações finais da pesquisa, os pesquisadores apontaram que o acréscimo da taxa de motorização está levando ao aumento de tempos de viagens de deslocamento e a necessidade de grandes investimentos em mobilidade. Ainda na análise, o Ipea aponta a tendência de maior alcance das políticas de auxílio transporte, mas com as classes baixas pouco se beneficiando e a necessidade de se implantar políticas específicas de mobilidade para trabalhadores informais e desempregados.
Apesar do Ipea não especificar os dados por municípios, última pesquisa do DETRAN PR divulgado em agosto apontava Foz do Iguaçu como a sétima cidade do estado em número de veículos. Curitiba ocupa a primeira colocação com 1.331.277. Londrina conta 334.916 veículos e Maringá tem 280.916. No quarto lugar do ranking está Cascavel que registrou 186.205 veículos. Seguida por Ponta Grossa (165.758), São José dos Pinhais (160.110) e Foz do Iguaçu (142.994).
Por, Keyla Cristina