A Sanepar alerta a população para que fique atenta a argumentos de vendedores de filtros ou de purificadores de água, que levantam dúvida sobre a qualidade da água distribuída pela empresa. Alguns vendedores se oferecem para “testar” a qualidade da água. Eles usam um reagente e afirmam que se a cor mudar para amarela é porque há problema. Segundo a Sanepar, a reação com o produto, que altera a cor e deixa a água amarelada, confirma que há cloro dentro dos padrões.
De acordo com a legislação, a Sanepar é obrigada a manter, em toda a rede, residual mínimo de cloro para garantir a segurança da água tratada. Os técnicos da companhia informam, ainda, que certos tipos de filtros podem retirar os sais minerais. Ao passar por algum elemento filtrante, como o carvão ativado, por exemplo, a água tratada perde o cloro e fica vulnerável a contaminações.
Acompanhamento
A Sanepar garante que atende os padrões de potabilidade, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, em todas as localidades em que atua. Os técnicos fazem o acompanhamento detalhado de todas as fases de tratamento, 24 horas por dia. Assim que a água chega na estação são realizados testes para identificar as características químicas, físicas e bacteriológicas. Com estas informações, é possível calcular de forma precisa a quantidade de produtos químicos a ser utilizada no tratamento.