O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu (CMPC) solicitou a nomeação dos integrantes do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural. O órgão Deliberativo é responsável por aprovar o plano de ação, o orçamento, o quadro de pessoas e as despesas da instituição cultural, além também de atender pelos contratos e convênios. A indicação do órgão está prevista na Lei Municipal nº 1.224.
De acordo com o presidente do CMPC, Paulo Bloger, a decisão foi tomada durante uma reunião ordinária no último dia 15. “O Conselho de Cultura está requerendo a nomeação como forma de tornar as ações do órgão mais participativas e transparentes”, disse. O colegiado deve ser formado pelo Prefeito Municipal ou pessoa indicada por ele, pelo Diretor-Presidente da Fundação Cultural e por mais cinco membros da comunidade iguaçuense.
Ainda conforme explicou Paulo, não há prazo estimado para a nomeação do Conselho. “Não colocamos uma data determinada porque entendemos que este órgão já deveria ter sido criado. Nossa expectativa é que a nomeação seja feita o mais breve possível”, completou Paulo.
Por Daryanne Cintra