Por Daryanne Cintra
O trabalho realizado por uma equipe de 15 pessoas tem intensificado o combate a dengue em dois pátios da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Atualmente, 4.700 veículos estão apreendidos. De acordo com Auditor Fiscal, Ivair Hoffmann, várias estratégias de combate estão sendo aplicadas pela Receita.
“Temos feito doações de veículos neste ano numa média de 300 por mês, sendo 10 por dia. Ainda, a equipe permanente realiza todo o trabalho manual de combate aos focos da dengue”, disse. Além das apreensões, a grande demanda de veículos parados no pátio, também é o reflexo da espera por decisões judiciais.
Outra ação que tem ajudado na tarefa, foi o plantio de citronela, uma planta considerada repelente natural de insetos. A ideia surgiu após uma pesquisa que teve o apoio da Itaipu Binacional. A citronela já foi plantada em várias áreas dos pátios da Receita e, ainda como maneira de fortificar mais o combate, serão realizados aplicações de inseticidas – duas vezes ao mês -, principalmente no período das altas temperaturas.
Para Ivair, as estratégias visam garantir a segurança da população. “Nossa maior preocupação é com a saúde da sociedade. Nossas ações são importantes, mas vale lembrar, que cada um deve fazer a sua parte. Embora seja um trabalho difícil, estamos intensificando as ações para que o resultado seja positivo”, completou.
Edição Ygor Kramer
Edição Ygor Kramer