A prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu vai implantar o Centro Novo, um projeto inédito na região que vai revitalizar toda a área central da cidade. A proposta foi lançada na semana passada, com a participação de moradores, empresários e lideranças do município. Todos vão ajudar na elaboração do projeto com sugestões, numa espécie de gestão compartilhada, uma das marcas da atual administração do prefeito Cláudio Eberhard.
O projeto prevê melhorias nas áreas de pavimentação, arborização, iluminação pública, drenagem pluvial, abastecimento de água e esgoto. A previsão inicial de investimento no “Projeto Centro Novo” é de R$ 3,5 milhões de reais.
Além da transformação urbana da área central da cidade, a novidade no projeto é chamar a população para opinar e dar sua contribuição. “Envolver a comunidade na discussão dos problemas leva a soluções eficazes criando uma dinâmica de integração entre o poder público e a população. Estamos viabilizando a realização de uma obra há muito tempo esperada por toda a comunidade e que está inserida no plano de governo que apresentamos por ocasião da nossa candidatura”, explica o prefeito Cláudio Eberhard.
A metodologia de trabalho que irá nortear o “Projeto Centro Novo” foi apresentada à população pelo arquiteto e urbanista responsável, Mário Costenaro, que através de estudos baseados em aspectos técnicos e legais destacou os conceitos e princípios que orientarão a execução do projeto. “O objetivo é revitalizar o centro urbano, melhorar sua infraestrutura, favorecer a inclusão e promover a cultura local”, explica Costenaro.
Uma nova reunião para debater o projeto está marcada para esta sexta-feira (11). Cada grupo, definido na noite de ontem, terá a oportunidade de colocar suas sugestões e ideias levantadas no trabalho de campo, através das oficinas desenvolvidas durante todo o dia. O projeto envolve um mutirão com vários orgãos envolvidos nas discussões, com representantes da Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Copel e outras esferas do governo do Paraná. A iniciativa também tem o apoio do deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), que participou do lançamento do projeto e vem oferecendo o auxílio necessário para as obras e programas da administração Eberhard que dependem de recursos do Estado.
Assessoria