Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Foz do Iguaçu, vereador Dilto Vitorassi, participou do Jornal da Cultura desta segunda-feira (14) e explicou que motoristas de ônibus e micro irão paralisar nesta quarta-feira (16), a partir das 8h.
Segundo o presidente, a ação é reação da atitude das empresas de transporte coletivo diante da sentença judicial que proíbe e inclusive pune as que não cumprirem a decisão do fim da dupla função de motoristas, condutor e cobrador. Isto por que as empresas entraram na justiça, na mesma instância, para pedir o embargo declaratório, que é quando não se tem clareza da forma que se deve ser cumprida. “Isto pode durar vários dias. É a apenas o preparatório para recorrerem, ou seja, arrumaram formas para não cumprirem a determinação”, pontuou Vitorassi acrescentando que as empresas alegam dúvida se a dupla função se encaixa somente para motoristas de ônibus ou também para os de microônibus. “Não é verdade. A juíza disse claramente que não vê formas do motorista dirigir e cobrar ao mesmo tempo, uma vez que traz sacrifício para o profissional e também para a população”, adicionou.
Na última sexta-feira (12) os trabalhadores reuniram-se em assembléia e resolveram paralisar inicialmente as atividades na quarta-feira como forma de manifestação. Posteriormente, frisou o presidente, serão criados vetores. Os equipamentos, ônibus e micros, que tiverem cobrador irão circular. Aqueles que não, serão retirados de circulação. “Se recorrerem da decisão, é porque não querem cumprir. Todo meio jurídico que tínhamos foi feito e ganhamos. A partir de agora, lamentavelmente, é motivo de força. É a maneira que temos para garantir nossos direitos”, fechou Vitorassi.
Por Keyla Cristina