A greve dos bancários durou 23 dias, com a maior adesão da classe dos últimos anos. Em Foz do Iguaçu, todas as agências tiveram os serviços internos e de atendimento ao público paralisados, acumulando trabalho e causando transtorno à população que precisou receber, pagar contas e outros serviços. Apenas os caixas eletrônicos e serviços online continuaram funcionando normalmente durante a greve.
Embora muitas agências bancárias tenham aberto as portas às 14h de sexta-feira (11) após decisão em assembleia, nesta manhã de segunda-feira (14) muita gente procurou uma agência para colocar as contas em dia, formando filas antes mesmo das 10h, horário do início de atendimento ao público. Alguns clientes reclamaram da demora no atendimento, que passou dos 30 minutos.
A presidente do Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu e Região, Cristina Delgado, advertiu a população a procurar uma agência apenas em casos de urgência e deixar os demais serviços para a quarta-feira ou depois. Além do atendimento à população, os funcionários precisaram a partir de agora colocar o trabalho interno em dia.
O Procon orienta os consumidores a procurarem o órgão, na Avenida Brasil, centro, caso se sintam lesados no pagamento de multas por atraso e formalizes a reclamação ou até mesmo o tempo maior do que 20 minutos nas filas das agências, conforme determina a Lei 13400/01
Proposta
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta à categoria, de reajuste dos salários em 8%, com ganho real de 1,82%. Já os pisos iniciais receberão uma correção de 8,5%. Com o desconto da inflação, a reposição chega a 2,29%.
Por,Dante Quadra