Com o objetivo de estimular o sonho, a imaginação e a criatividade entre as crianças, o Teatro Municipal Otília Schimmelpfeng, o Teatro Barracão, recebe a “Semana da Criança”. Entre os dias 08, 09 e 10 de outubro, uma programação especial dirigida aos pequeninos promove peças de teatro, interferências de mímica, circo e recreação.
A ação é realizada pela associação cultural Casa do Teatro, por meio do projeto Plugado!, iniciativa de arte, cultura e educação desenvolvida pela entidade e a Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). A atividade que comemora o Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro, também contra com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
A programação oferece apresentações das peças de teatro “O vale encantado” e “Os Saltimbancos”, encenadas por crianças e adolescentes que integram grupos teatrais iguaçuenses. O mímico Márcio Campos também irá envolver a criançada em espetáculos interativos e muito animados. O encontro ainda conta com atividades circenses, jogos recreativos e deliciosos lanches.
Como explica Mirá Rocha, integrante da Casa do Teatro e coordenadora do evento, a intenção da atividade é proporcionar momentos de alegria às crianças através das manifestações culturais. “A arte conduz ao sonho e à imaginação, além de criar um espaço e um mundo únicos onde habitam somente as personagem que estão no palco e a plateia. É esse estado de magia e alegria que queremos alcançar com a programação”, afirma Mirá.
A “Semana da Criança” no Teatro Barracão irá receber alunos das escolas e centros infantis da rede pública municipal de educação e instituições particulares. A programação acontece em dois períodos, pela manhã e à tarde, como forma de atender os estudantes de todos os períodos letivos.
Participam da “Semana da Criança” as instituições de ensino Benedito João Cordeiro, Osvaldo Goch, Hello Kit, Inácia Menezes, Maricota Basso, Amina Barakat, além da escola Peter Pan, que recebeu as atividades no próprio estabelecimento de ensino.
Casa do Teatro