Balanço divulgado pela Agência Regional da Junta Comercial (Jucepar) aponta que as cidades do interior se destacaram na abertura de empresas no quarto bimestre deste ano. Em julho e agosto, 9.417 empresas foram cadastradas na Junta, sendo que 67% estão fora da capital, ou seja, 6.348 empreendimentos. Em 2012 foram registrados 6.122. O interior registrou 4% de aumento em empresas.
Dados da regional de Foz do Iguaçu mostram que, de janeiro a agosto deste ano, foram abertas 793 empresas no município, conferindo aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado (617). A maior movimentação em 2013 ocorreu entre julho e agosto, quando 211 novos empreendimentos foram abertos.
O dado confere à Foz do Iguaçu a sexta colocação no ranking de abertura de empresas do interior do Paraná. Os primeiros lugares foram conquistados por Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Umuarama.
Em relação a empresas que fecharam as portas, ponto positivo para Foz. Em 2012, 318 foram encerradas entre janeiro e agosto. Já este ano reduziu para 213.
O balanço confirma levantamento feito pelo Sebrae – Confederação Nacional da Indústria e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O Paraná é o melhor estado brasileiro para a instalação e operação de microempresas e empresas de pequeno porte.
Por Keyla Cristina