A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inaugurou sua nova sede na avenida Paraná, em Foz do Iguaçu. O Prefeito Reni Pereira prestigiou a solenidade, que contou com a presença do Diretor Nacional da Anvisa Ivo Bucaresky, do Gerente geral de Portos e Aeroportos e Fronteira Paulo Coury, da Coordenadora estadual Clara Kiyomi, do chefe do Posto Aeroportuário e de Fronteira em Foz do Iguaçu, José Rodrigues, o Presidente do Sindicato dos Servidores das Agências Reguladoras Federais, João Maria Medeiros e demais autoridades local.
A proposta da nova sede foi a de centralizar e otimizar o recurso humano, para aproximar os funcionários que atuam nos cinco pontos estratégicos da cidade; Ponte da Fraternidade (na divisa com a Argentina), Ponte da Amizade (divisa com o Paraguai), Eadi (Estação Aduaneira Interior), Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e sede.
“Ano que vem a Anvisa completará 15 anos. Uma agência reguladora que é referência mundial e que acondiciona uma porcentagem considerável do PIB (produto interno bruto) brasileiro, mas que principalmente garante a segurança sanitária do país. “Tudo foi possível devido a dedicação e trabalho dos servidores que atuam na Anvisa. Os aeroportos é uma das principais atuações da agência, eles garantem a segurança da nossa população, nosso país é muito grande. Foz do Iguaçu está entre as principais fronteiras e se não dermos boas condições de trabalho os resultados não serão bons, por isso entregamos um espaço de qualidade”, destacou o diretor nacional da Anvisa Ivo Bucaresky.
A estrutura comporta seis amplas salas de atendimento, banheiros com estruturas para pessoas com deficiência, cozinha e ampla área externa. Hoje são nove funcionários concursados que atuam em Foz do Iguaçu.
A Anvisa possui cerca de 15 sedes próprias e 86 postos de atuação em todo o Brasil. “Foz do Iguaçu é um ponto no país extremamente estratégico por isso recebeu uma das primeiras sedes”, explicou o Gerente Geral de Portos e Aeroportos e Fronteira da Anvisa, Paulo Coury.
“Parabéns à Anvisa com a preocupação de uma boa estação de atendimento para o público da cidade e que passa pelo município. A agência também escolheu um local estratégico, assim como a Polícia Federal e demais órgãos, o qual futuramente será centro cívico da cidade”, ressaltou o prefeito Reni Pereira.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)- Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, é uma autarquia sob regime especial, ou seja, uma agência reguladora caracterizada pela independência administrativa, estabilidade de seus dirigentes durante o período de mandato e autonomia financeira.
A Agência tem como campo de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. Sua competência abrange tanto a regulação sanitária quanto a regulação econômica do mercado.
Além da atribuição regulatória, também é responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), de forma integrada com outros órgãos públicos relacionados direta ou indiretamente ao setor saúde. Na estrutura da administração pública federal, a Anvisa encontra-se vinculada ao Ministério da Saúde e integra o Sistema Único de Saúde (SUS), absorvendo seus princípios e diretrizes.