Assim como as maiores cidades brasileiras, que iluminaram de rosa seus principais pontos turísticos para lembrar o Outubro Rosa, conscientizando as mulheres a evitarem o câncer de mama, Foz do Iguaçu também entrou na campanha. A maior usina em produção de energia do mundo, a Itaipu, ficará rosa durante todo este mês durante as apresentações da Iluminação Monumental da Barragem.
Na noite desta sexta-feira, durante o espetáculo da Iluminação da Barragem, os condutos forçados da usina de Itaipu refletirão luzes rosa, cor símbolo do movimento internacional da luta contra o câncer de mama. No próximo dia 19, uma grande solenidade no Mirante Central reunirá autoridades brasileiras e paraguaias para marcar a adesão oficial da empresa à lista de edifícios e monumentos integrados ao Outubro Rosa.
A usina de Itaipu já participa ativamente da campanha contra o câncer de mama, mas será a primeira vez que irá aderir ao Outubro Rosa também com a Iluminação da Barragem, acompanhando ícones do mundo inteiro, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova York, a Torre de Londres e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Durante todo o mês, a apresentação da Iluminação da Barragem contará com esta nova cor, que, segundo Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, “servirá de alerta e símbolo da luta contra a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e também faz vítimas entre os homens”.