Nesta quinta-feira (03), acontece a primeira formação continuada na área da deficiência visual dos professores da rede regular de ensino. O encontro promovido pela Diretoria de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (SMED), é realizado das 8h às 12h na Escola Ponte da Amizade, local onde funciona o Centro de Atendimento Especializado para Deficientes Visuais.
O Centro
O centro atende crianças e adultos, que cegos ou com baixa visão, tem a oportunidade de aprender braile, ensino de matemática e ainda receber orientações de mobilidade na rua e em casa, além de estimulação visual, tudo para que possam levar uma vida normal no ensino regular. O CAEDV é a única sala de Recursos Multifuncionais na área Visual, de Foz do Iguaçu.
Conteúdos trabalhados
Funcionamento do CAEDV – Centro de Atendimento Especializado para Deficientes Visuais e da Sala de Recursos Multifuncional; Características do aluno deficiente visual na área das funções cognitivas; Sugestões para família; professores, amigos e cuidadores que convivem com pessoas de baixa visão; Orientações aos professores; Sensibilização; Conhecimento do alfabeto Braille e dos demais instrumentos utilizados para desenvolver atividades com o deficiente visual.