A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) lança nesta quinta-feira (3), em Foz do Iguaçu, a Campanha “Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres”. O evento será no Rafain Palace Hotel, às 18h, e é paralelo ao colóquio “Tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo e direitos humanos”, promovido pelo Ministério Público Federal. A iniciativa tem apoio local da Itaipu Binacional.
A campanha prevê a distribuição de materiais gráficos como folhetos e cartazes que serão colocados em pontos de trânsito, como aeroportos, rodoviárias e portos de trânsito internacional, além de spots de rádio com divulgação dos telefones de ajuda no País. Inicialmente, o conteúdo do material será bilíngue, em espanhol e português.
O foco são dois públicos: as mulheres – para que fiquem atentas às oportunidades de vagas de trabalho suspeitas oferecidas em outros países –, e os servidores públicos, para que também percebam os principais indícios de que uma situação de tráfico possa estar ocorrendo ou vir a ocorrer. Para esse segundo grupo, será distribuído o “Guia Mercosul de Atenção a Mulheres em Situação de Tráfico”.
A campanha ressalta os direitos das mulheres à circulação entre os países e as estimula a buscar apoio junto aos serviços de atenção e atendimento, caso necessário. A prioridade são os serviços especializados da mulher presentes nos países participantes da campanha (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
.