Começou nesta quinta-feira (3) e segue até o sábado (5), em Foz do Iguaçu, o II Encontro Estadual de Autodefensores das APAEs do Paraná. Cerca de 100 representantes de pais, alunos, professores e autoridades do Estado, debaterão e defenderão o trabalho da Associação de Paes e Alunos Excepcionais.
Segundo Alionita Scaburi, coordenador Estadual de Auto-Defensoria, os representantes da APAEs de todas as regiões fizeram questão que o evento acontecesse em Foz do Iguaçu. “Todas as APAEs tem um aluno e uma aluna auto-defensor, representante dos demais alunos em todos os níveis e esse foi um encontro pedido por eles durante o último fórum acontecido em 2011, em Curitiba. Eles pediram para que esse encontro acontecesse antes do nacional em 2014, para que pudessem definir estratégias e ações pra o Fórum do ano que vem”, disse.
Com o encontro, devem ser formuladas propostas para serem apresentadas na cidade de São Luis, no Maranhão, durante o Fórum Nacional de Autodefensores. Ainda nesta sexta-feira, chega ao encontro o vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, defensor das APAEs no Brasil.
Para Lucas Bonato, representantes dos alunos das APAEs do Paraná, o evento é importante porque reúne todos os defensores e coordenadores do Estado. “Vamos mostrar o que temos de melhor e estou feliz em representar todos os alunos do Paraná. Vou mostrar a nossa capacidade e o nosso valor”, disse o aluno especial.
Por Dante Quadra