A Federação das APAEs do Estado do Paraná anuncia que mais de 100 representantes das APAEs do Estado do Paraná, entre alunos, coordenadores e demais profissionais de Educação Especial estarão em Foz do Iguaçu, no período de 3 a 5 de outubro, para a realização do “II Encontro Estadual de Autodefensores das APAEs do Paraná”. O evento acontece no Salão de Eventos Galileu do Hotel Carimã, localizado na Rodovia das Cataratas, Km 10.
Os autodefensores são a voz do Movimento Apaeano – no estado, são 60 estudantes que, sempre em dupla (casal), representam tanto os alunos do Paraná como os das Apaes de cada conselho regional da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes/PR). O objetivo do encontro é rever as reivindicações contidas na “Carta de Curitiba”, documento elaborado pelos participantes da primeira edição do evento, realizada em Curitiba, em 2013. Na época, o texto foi entregue pelos alunos ao vice-governador e secretário da Educação do Paraná Flávio Arns.
Tema
Na oportunidade, a presidente da Feapaes/PR Neuza Soares de Sá será representada pelo conselheiro regional de Foz do Iguaçu Miguel Gerson Aires dos Santos. Assuntos de interesse do segmento vão ser abordados como “A Apae Nossa de Todos os Dias”; “O Esporte para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla como Qualidade de Vida e Lazer”; “A Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Escola e no Mundo do Trabalho”, além de palestras sobre Assistência Social, Saúde, direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e outros.
O vice-governador Flávio Arns deverá comparecer ao encontro em data a ser definida. Durante o encontro, em Foz do Iguaçu, os alunos deverão formatar novas propostas para o “Fórum Nacional de Autodefensores”, que ocorrerá em novembro deste ano, em São Luis/MA
Redação com Assessoria