Nova modalidade esportiva disponibilizada no Centro da Juventude

O Goalball é uma espécie de futebol para deficientes visuais e portadores de visão subnormal. O Centro da Juventude de Foz do Iguaçu é o único no Paraná a disponibilizar a prática do esporte, dentre os 29 Centros existentes no Estado. Várias autoridades competentes de Foz do Iguaçu estiveram presentes na primeira aula, nesta segunda (30).

O centro tem vários projetos para a educação e prática de esporte para portadores de necessidades especiais. “A deficiência não é uma desculpa para nada, é algo que está na cabeça das pessoas”, comentou o Diretor do Centro da Juventude, Junior Werlang, que é cadeirante, psicólogo e palestrante.

“Demonstra que nós podemos participar de diversas coisas. Todos nós temos limitações, mas é uma oportunidade de mostrar que nós podemos” relatou Julio Cezar Pereira, morador do Bairro Portal da Foz, que possui a visão baixa por conta de um deslocamento da retina há 3 anos e começou a praticar o Goalball.

A Secretária Claudia Pereira disse que, “incluir o portador de deficiência visual aos esportes é propiciar acessibilidade. Fico feliz em ver o Centro da Juventude de portas abertas à todos, bem como pelo trabalho de inclusão, que muitas vezes é difícil para quem não tem acesso. A ideia é que todos aproveitem ao máximo do local, pois é de todos. Nós temos a obrigação de visualizar amplamente, de forma correta e coletiva as necessidades dos cegos, assim como da nossa demanda”, comentou.

Sair da versão mobile