Um maratonista morreu neste último domingo (29), faltando um quilômetro para completar os 42 quilômetros entre Itaipu e as Cataratas do Iguaçu, da 7ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc Paraná. O atleta Celso de Moraes, de 52 anos, de Umuarama, sofreu um mal súbito quando chegou ao quilômetro 41 da prova, já dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
O maratonista foi atendido pelos socorristas de plantão da prova e chegou a ser levado ao hospital, quando não resistiu a uma parada cardíaca. Conforme as normas da maratona, no dia 6 de setembro o atleta havia realizados exames, que o autorizaram a participar da competição. Celso era gerente do banco HSBC em Umuarama e participava de corridas há sete anos.
Em nota, o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, promotora da 7ª Maratona, lamentou a tragédia e explicou que o atleta estava apto para participar do evento. “O Sistema Fecomércio esclarece que o atleta recebeu atestado médico conferindo aptidão para a prática de atividades esportivas. A prova é atestada pela Confederação Brasileira de Atletismo; CBAT e oferece toda a segurança médica exigida em competições de alto nível. O socorro foi prestado imediatamente, por meio de paramédicos e, em questão de minutos, por duas unidades de UTI Móvel, disponíveis aos participantes. O Sistema Fecomércio, chocado e, mais uma vez, lamentando este indesejável acontecimento, comunica que segue prestando a assistência necessária à família do atleta falecido”.
Por, Dante Quadra