Neste domingo (29), a partir das 6h, 2.103 atletas participam da 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, uma iniciativa do Sesc-PR em parceria com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e Prefeitura de Foz do Iguaçu. E a Itaipu estará bem representada: 85 empregados se inscreveram em uma das três categorias de prova.
Os corredores puderam optar pela prova tradicional de 42,195 km, pela maratona de revezamento em duplas e pela prova dos 11,5 km, dentro do PNI. Os primeiros lugares gerais (masculino e feminino) receberão R$ 13 mil cada, mas haverá prêmios para os campeões em todas as categorias.
Durante todo o percurso da prova, do Mirante Central da Itaipu ao Restaurante Porto Canoas, no PNI, os atletas terão à disposição postos de atendimento médico, hidratação, banheiros químicos, frutas, placas de sinalização e policiamento. Sem contar com a vista espetacular das Cataratas nos últimos quilômetros. O veículo elétrico da Itaipu será o carro-madrinha.
Ruas interditadas
Durante a prova, algumas ruas serão interditadas para a segurança dos atletas:
– Av. Tancredo Neves: Parcialmente interditada – sentido Itaipu/Centro.
– Av. Juscelino Kubitschek: Parcialmente interditada – sentido Centro.
– Av. República Argentina: Parcialmente interditada – sentido JK/Centro. Totalmente interditada – sentido – Av. Paraná, entre JK e Av. Brasil.
– Av. Brasil: Parcialmente interditada. Lado esquerdo interditado para Atletas.
– Av. Jorge Schimmelpfeng: Totalmente interditada, sendo o trânsito desviado para a paralela, Rua Belarmino de Mendonça.
– BR-469 (Avenida das Cataratas): Parcialmente interditada, sendo que o tráfego funcionará como barreira, um lado da pista liberado cada vez a partir do trevo da Argentina.
No caso da BR-469, que leva até o aeroporto, como o trânsito ficará mais lento, a sugestão é que passageiros e trabalhadores do entorno saiam de casa com alguma antecedência, pois não há rota alternativa.