Integrantes da Companhia de Saúde do 15º Batalhão Logístico, reforçados por médicos, enfermeiros e socorristas do 33ª Batalhão de Infantaria Mecanizado e da Companhia de Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, realizaram neste final de semana, em Capitão Leônidas Marques, uma simulação de atendimento a um Acidente com Múltiplas Vítimas (AMUVI) durante a ocupação da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, no contexto da Operação Laçador.
A atividade consistiu na simulação de um transformador da casa de máquinas, resultando em 10 vítimas, sendo um óbito imediato e diversos feridos por queimaduras, amputação, fraturas diversas, entre outros.
O atendimento imediato foi prestado pela equipe de saúde da 1ª Companhia de Fuzileiros do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Em seguida, chegou a ambulância do 15º Batalhão Logístico que estava próximo à entrada da Usina e, um pouco depois, a equipe de médicos e socorristas da Companhia de Saúde, que imediatamente assumiu o controle da situação, procedendo com o isolamento de segurança da área e iniciando a triagem dos acidentados, possibilitando o atendimento secundário em ordem de prioridade. Nessa fase da ação, houve a participação de funcionários da Usina com treinamento de socorrista, que assistiam a simulação e que fazem parte da Brigada de Emergência da Hidrelétrica.
A equipe preparou o espaço para iniciar o Atendimento Pré-Hospitalar, dividindo os feridos em quatro grupos, sendo o Grupo Verde de feridos leves, o Grupo Amarelo dos Feridos que precisam de atendimento médico, porém não estão em risco de morte imediata, o Grupo Vermelho, dos feridos graves, que se apresentam em risco de morte e necessitam atendimento médico imediato, e o Grupo Preto dos feridos em óbito, além daqueles que não respiram.
Esse tipo de exercício é fundamental para manter a tropa preparada e em condições de atuar em casos de acidentes graves e em situações de emergência.