Por Assessoria
A campanha Outubro Rosa, que tem foco no combate ao câncer de mama, ganha este ano projeto de unidade móvel, com a intenção de fortalecer os exames de diagnósticos da doença. A proposta que abrange os nove municípios que compõe a 9ª Regional de Saúde, foi apresentada na quarta-feira 18, na sede do Provopar. De autoria da primeira dama de Foz do Iguaçu, Claudia Pereira, o chamado Mamóvel busca neste primeiro anúncio parcerias das demais primeiras damas para o levantamento de recursos. A intenção é que o projeto se materialize em 2014.
Oito dos nove representantes municipais e o diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira de Souza, compareceram ao encontro que apresentou o projeto, destacando a importância do Jantar Rosa e a continuidade de novas ações, após outubro, para o levantamento de recursos. “O projeto tem um custo elevado, cerca de R$ 1 milhão, e não poderia se limitar a Foz do Iguaçu, uma vez que teremos um consultório completo; com mamógrafo e especialistas para dar o diagnóstico”, explicou a primeira dama de Foz, Claudia Pereira.
O projeto foi encaminhado, através da 9ª Regional de Saúde, para o Governo do Estado.
“Além da verba estadual vamos buscar outros recursos. Para este ano anunciamos o projeto e trabalharemos para que ele seja uma realidade em 2014”, enfatizou Claudia Pereira.
Hoje dos 600 exames disponibilizados na rede pública, em Foz do Iguaçu, apenas 300 são realizados. “As pessoas marcam, há um retorno para avisar dos exames, e ainda assim a meta de 600 não é cumprida. Segundo um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 50% dos exames disponíveis é realizado”, destacou a primeira dama de Foz.
Mamóvel
Um consultório montado em um caminhão. Este veículo terá todos os equipamentos para um diagnóstico completo de câncer de mama e será revestido de chumbo.
Os municípios que compõe a 9ª Regional de Saúde são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu, Missal e Itaipulândia.