Neste ano o tema da Semana Nacional do Trânsito é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, que faz parte das discussões da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo. Segundo pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em hospitais públicos, o álcool está relacionado a 21% dos acidentes no trânsito. O levantamento revela que de cinco vítimas de trânsito, uma é atendida por ter ingerido bebida alcoólica.
No Paraná, o número de homicídios culposos de trânsito teve queda de 21% no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Levantamento da Secretaria da Segurança Pública mostra 982 ocorrências no acumulado dos primeiros seis meses do ano, contra 1.239 no mesmo período de 2012. Porém, o número de autuações por dirigir embriagado ou sob influência de entorpecentes aumentou. Dados do Detran mostram que no primeiro semestre deste ano, foram mais de oito mil infrações do tipo. Quase 80% do registrado durante todo o ano passado, quando foram aplicadas cerca de 10 mil multas por esses motivos.
Nacional
A campanha publicitária da semana Nacional de Trânsito deste ano foi dividida em três eixos. O eixo da educação, que começa pelas nossas crianças, o eixo da fiscalização e o eixo da sensibilização. No material publicitário serão mostradas as dificuldades vividas pelas as vítimas de acidente de trânsito que escaparam da morte, mas sofreram sequelas como a perda da fala ou dos movimentos.