Um carro movido a energia elétrica está chamando a atenção dos moradores e visitantes de Cidade do Leste, no lado paraguaio das Três Fronteiras. Seria apenas mais um veículo elétrico circulando pelas ruas da região, como os produzidos pela hidrelétrica de Itaipu, que circulam por Foz do Iguaçu, se não fosse o velho e conhecido Fusca. O carro foi desenhado e pensado pelo engenheiro mecânico Mario Vernazza, de 25 anos, e conta com o apoio de um projeto do Parque Tecnológico Itaipu Paraguai, que transforma carros convencionais em elétricos.
O Fusca Elétrico leva vantagem principalmente quanto ao gasto para rodar, que é de 6 mil guaranies, ou cerca de R$ 3. O valor representa o gasto com energia para recarregar a bateria.
O jovem engenheiro paraguaio, formado em uma universidade brasileira, explicou que a idéia em transformar seu próprio carro em um veículo elétrico, é mostrar a viabilidade econômica e a acessibilidade dos veículos sustentáveis para o cidadão comum. Mario Vernazza diz ainda, que pretende criar a primeira revendedora de veículos elétricos do Paraguai.
O Fusca Elétrico paraguaio possui 12 baterias de 170 ampéres e 8 volts, totalizando 96 volts, além de uma bateria de 12 volts para as luzes. O carro alcança 120 km/h, sem ajuda do motor convencional. “Não gero nenhum tipo de poluição ao meio ambiente”, ressaltou o engenheiro.
Por Dante Quadra