A Itaipu Binacional, com apoio de entidades de Foz do Iguaçu, promove neste domingo (22), a partir das 9h, o 1º Passeio Ciclístico da Primavera. O passeio é aberto à comunidade e terá percurso de 8,4 quilômetros dentro da usina – da Barreira de Controle ao Mirante do Vertedouro, ida e volta.
A atividade marca o Dia da Árvore, no dia 21 (sábado), e abre as comemorações pela chegada da Primavera, no dia 22 (domingo). No domingo, data do passeio, também é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, disse que a promoção tem o objetivo de estimular a prática saudável entre os moradores. Segundo ele, a ideia é transformar o passeio em atividade fixa no calendário de eventos de Foz do Iguaçu.
“Todos os moradores da cidade, adultos e crianças, estão convidados. Itaipu está de portas abertas para recebê-los. O evento reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou Piolla.
A expectativa da organização é reunir no domingo mais de dois mil ciclistas. Sementes de Ipê rosa serão distribuídas para os participantes.
Antes da largada, professores de Educação Física do Sesi – por meio do Programa Reviver, de Itaipu – vão oferecer aos participantes uma sequência de exercícios de alongamento. Haverá ainda pontos de distribuição de água na própria Barreira de Controle e no Mirante do Vertedouro.
Últimos detalhes
Nesta segunda-feira (16), integrantes da comissão organizadora fizeram uma reunião no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu para acertar os últimos detalhes do passeio. Participaram representantes de Itaipu, Polícia Rodoviária Federal, Sanepar, 14º Batalhão da Polícia Militar e Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI).
A atividade também tem apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Itamed, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, FozTrans, 34º Batalhão de Infantaria Motorizado e Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.
Como participar
Para participar do passeio ciclístico, não será necessário fazer a inscrição antecipada. O interessado deverá comparecer na manhã de domingo em frente à Barreira de Controle de Itaipu e levar um quilo de alimento não perecível (com exceção de sal e fubá). Os alimentos serão doados para uma entidade assistencial da cidade.
A organização orienta os participantes a não descuidar da segurança e a usar capacete durante o percurso. Haverá ainda a possibilidade de o interessado alugar no local uma bicicleta para participar da atividade.
Por Jie